Se alguém pode nos tirar da escuridão, é a Little Mix.
O grupo feminino de maior sucesso da Grã-Bretanha está rompendo algum limite do autoisolamento com o novo single que possui um título autoexplicativo, Break Up Song.
A canção foi escrita em uma onda de criatividade no ano passado – uma das sete músicas que a banda compôs em um único dia com a escritora Camille Purcell.
Break Up Song foi escolhido como primeiro single do sexto álbum da Little Mix, que é o primeiro desde a separação da gravadora de Simon Cowell, Syco, em 2018.
Os planos para o novo álbum estão suspensos no ar depois que a pandemia de coronavírus COVID-19 suspendeu as gravações – mas elas decidiram lançar Break Up Song mesmo assim, na tentativa de manter os fãs felizes em tempos incertos.
A cantora Perrie Edwards concedeu a entrevista por telefone, diretamente da casa dela em Londres, para explicar o que está acontecendo e como a separação da Syco permitiu que a Little Mix retornasse ao seu primeiro amor – hinos de pop.
Olá, Perrie, tudo bem?
Estou ótima! Estou na minha cozinha fazendo um sanduíche grelhado.
Ótimas notícias. Qual é o recheio?
Bem, já ouviu falar da [franquia de sucos] Joe and the Juice?
Sim, tem um aqui perto da BBC!
Bom, eu estou um pouco obcecada com isso porque meu namorado gosta também, então… Lá tem um sanduíche de Tuna (peixe) e basicamente estou fazendo a minha própria versão.
Estou feliz que tratamos sobre as coisas importantes primeiro. Podemos encerrar a entrevista por aqui?
Haha, sim.
Ou talvez podemos falar do novo single…
Ok, certo.
É facilmente reconhecível como uma música clássica da Little Mix, como isso aconteceu?
Então, basicamente a história aconteceu assim… Às vezes, quando fazemos sessões de composição, você fica sentada lá, mexendo os polegares, rabiscando em um pedaço de papel, fingindo que tem ideias quando, na verdade, está secretamente pedindo um Uber para ir embora.
Por outro lado, existem dias em que tudo flui e parece incrível. Esse foi um daqueles dias. Fomos ao estúdio com Camille, que é a quinta integrante da Little Mix, e escrevemos cerca de seis ou sete músicas no mesmo dia.
Todas as músicas completas?
Bem, tinha de tudo, desde ideias inicias a pequenas demos, uma delas era Break Up Song.
Era muito básico na época. A batida estava em todo o lugar e foi muito difícil – mas tinha algo. Nós pensamos “este vai ser o primeiro single. Vamos apenar arrumar tudo o que pensávamos antes e ir adiante.”
Então nem sempre era para ser o primeiro single?
Não, mas tocamos a demo para nossa gravadora e dissemos “vai ser um sucesso, só precisamos finalizar”.
Eles nos disseram: “como vocês podem saber que será um sucesso, se tem apenas um verso e a linha principal?”
Nós pensamos “confie em nós. Vamos fazer juntas uma demo muito boa, apresentá-la e vocês dizem o que acham”. Assim nós fizemos e todo mundo adorou. Nos sentimos muito orgulhosas, porque era o nosso bebê.
Eu sempre me perguntei como vocês dividem as partes das músicas no estúdio. Vocês tem características fortes e pensam nisso?
No passado, nós basicamente tínhamos uma rotina sobre quem canta o que, mas, desde o último álbum, ficou meio que um tudo para todas.
Tipo, eu cheguei ao ponto que estava tipo “pessoal, eu realmente não quero cantar as notas altas e improvisadas o tempo todo. Quero cantar um verso ou algo mais baixo (no tom), porque eu também gosto”.
Então cantamos tudo agora. Eu acho que isso se torna mais emocionante para os fãs.
Em um dos versos, Jesy canta “estarei bem sozinha/ vou encontrar um jeito de dançar sem você”. Obviamente foi escrito antes do isolamento, mas parece bem propício.
Exato! Não poderia ter sido um momento mais adequado. Acho que vai animar todo mundo em casa, apenas tocando.
E, como mágica, você acabou de viralizar no Instagram dançando com seu namorado…
Não acredito que viralizou! Não sei o que é tão bom naquele vídeo…
Eu acho que é porque você flutua nas escadas…
Ah, eu amo isso. Realmente parece. Mas fizemos isso como uma brincadeira e então viralizou…
Essa é sua melhor dica de isolamento, apenas dançar pela casa?
Sim, dançar, se manter ocupado. Eu continuo passando maquiagem como se fosse para algum lugar, que não vou. Faço um pouco de tricô também.
O que você fez?
Bem, como uma vovó, tricotei um cobertor – e é realmente bem útil.
O que o isolamento significa para Little Mix? Vocês têm turnê, festival, programa de TV e álbum nos próximos meses.
Honestamente não tenho ideia. Estou rezando e esperando que nossa turnê aconteça. Mas também estou colocando as coisas em perspectiva. É péssimo para nós, mas é uma pandemia global, temos que seguir o fluxo e fazer o possível para manter nossos fãs felizes enquanto estamos em quarentena, depois lidamos com o resto.
É basicamente o que todo mundo está fazendo.
É isso: todo mundo está na mesma posição. Estamos todos juntos.
E mesmo assim algumas pessoas passam por riscos desnecessários…
É estranho, não entendo porque as pessoas não ficam em casa, não é tão difícil. É como se as pessoas quisessem um dia cheio no trabalho o tempo todo, mas agora que pedem para que fiquem em casa, elas ficam tipo “bem, não quero”.
E como está o álbum nesse momento?
Para ser justa, estava indo muito bem até a situação do corona se formar. Mas ainda há trabalho a ser feito. Se tudo estivesse finalizado, nós diríamos “sabe o quê? Vamos lançar”, mas não é bem assim…
O último álbum, LM5, foi lançado um dia após o rompimento com a gravadora de Simon Cowell, mas ainda era registrado pela Syco. Muitos fãs sentiram que não houve uma divulgação apropriada… Como foi a perspectiva de vocês?
Foi um momento estranho em nossa carreira. Tinha muita coisa acontecendo, mas é uma dessas coisas. Estamos orgulhosas do álbum, estamos felizes com isso e parece que os fãs amam.
Acho que, seguindo com a nossa música, em vez de tentar amadurecer nosso som e experimentar novos gêneros, apenas faremos o que nos faz felizes, que é uma música pop, como Break Up Song.
Foi isso o que aconteceu com a Syco? Vocês estavam sendo direcionadas para algo que não se sentiam confortáveis?
Hmm… Acho que só queríamos tentar algo novo. Foi nosso quinto álbum e você chega em um ponto que quer mudar o som, mudar as roupas, tentar coisas diferentes. Você não quer continuar fazendo a mesma coisa todos os dias.
Vocês estão em território desconhecido agora. Grupos femininos geralmente não duram mais do que três álbuns.
Obrigada, sim. É inédito fazer isso por tanto tempo, por isso somos agradecidas. Eu acho que é sobre amizade, trabalho duro e dedicação.
Você acha que as pessoas subestimam o quanto vocês trabalham?
Exato! Acho que as pessoas pensam que subimos no palco, ficamos bonitas e depois inserimos um cartão de memória na parte de trás do pescoço e a performance acontece.
Eu não acho que percebem que são necessárias semanas e até meses de preparação e ensaio, muito tempo de esforço. Não é fácil ser uma estrela pop!
Como era o seu cotidiano antes do isolamento?
Era intenso. Sempre o mesmo no mundo da Little Mix. Nossas agendas são geralmente planejadas com dois anos de antecedência.
Nossa, não sei o que vou fazer amanhã, Perrie!
Bom, agora nem eu!
Deve ser estranho.
É uma situação controversa. É muito dinâmico, mas também é muito assustador, porque estou acostumada a ter minha vida planejada por mim. Mas é muito bom não pensar no trabalho por um tempo.
Você escreveu um post realmente poderoso e corajoso no Instagram ano passado, sobre seus ataques de pânico e ansiedade. Como isso afetou sua capacidade de fazer parte da Little Mix?
É estranho. Afetou bastante, mas não afetou em nada, se isso faz sentido.
Quando meus ataques de pânico pioraram, eu não queria sair de casa. Minha mãe e Sam, minha gerente, tiveram que me encontrar em casa para me levar ao trabalho, porque eu não suportava a ideia de estar sozinha dentro do carro.
Eu sempre fui independente. Sempre amei meu próprio espaço. Eu morava perto de campos, sem nada ao redor, é realmente era um lugar feliz para mim. Então, de repente, isso mudou e agora é a minha ideia de inferno. Então, agora gosto de estar cercada de pessoas, porque penso que, caso eu tenha um ataque de pânico, será melhor assim.
Por isso, atrapalhou no dia-a-dia, mas nunca foi no sentido de estar no palco, porque performar é o que eu amo fazer. É nesse momento que me sinto mais confortável e segura.
Deve ter sido difícil também, subir no palco depois de passar por todo o estresse apenas para chegar lá.
É a pior coisa do mundo. É meio frustrante, porque se alguém está com a perna quebrada, ninguém diria “apenas vá para o palco e se apresente, você está bem”. Mas como você não vê a ansiedade, é uma doença mental, as pessoas não acreditam tanto necessariamente.
E isso já diminuiu ou você descobriu maneiras de como lidar?
Bate na madeira, os ataques de pânico já pararam, mas a ansiedade é muito difícil de mudar, você tem que encontrar maneiras de enfrentar, em vez de pensar que vai se livrar disso.
A terapia ajudou e descobrir as coisas que desencadeiam a minha ansiedade, para poder evitar de alguma forma. E se não der certo, tentar apenas manter a calma e respirar.
Falando em notícias boas, você passou no teste de direção, não é?
Sim, passei! Nunca pensei em um milhão de anos que iria passar, mas agora eu amo dirigir. É a melhor coisa.
Qual carro você pegou?
É uma grande caminhonete. É enorme! É uma fera, mas eu adorei.
E você continua tocando violão?
Um pouco, mas não com a mesma frequência de antes. Eu tenho longas unhas, e naturais, não posso tocar violão com elas.
Elas não funcionam como palhetas?
Não! É realmente difícil quando você esta pressionando as cordas para fazer os acordes, porque as unhas ficam no caminho. Então estou colocando a beleza antes do talento para violão aqui!
Já considerou em fazer uma sessão acústica com as garotas?
Já pensei sobre isso, mas não sei… Eu ficaria muito preocupada, porque não sou boa… Consigo tocar os acordes básicos e é isso.
Bom, você só precisa de três.
Isso é verdade! Quase todas as músicas são feitas com três ou quatro acordes, então nunca se sabe.
Certo, acho que é melhor você voltar ao seu sanduíche. Obrigado pela conversa.
Obrigada! Nos vemos quando tudo isso acabar. Fique seguro!
Fonte: BBC
Tradução e adaptação: Little Mix Brasil